segunda-feira, 22 de maio de 2017

Expositor: Cuidados e Dicas!

Hoje vamos falar de uma coisa que sempre gera controvérsias entre os colecionadores, expositor.
Porque toda essa controvérsia? Simplesmente pelo modelo. Há colecionadores que gostam de expositor de vibro, outros de madeira, outros em cubos individuais e por ai vai. Fato é que cada colecionador tem um gosto de como expor seus itens.
Eu ainda não tenho meus itens expostos mas quando for fazer isso eu farei prateleiras de madeira, não sei se sairá mais barato ou mais caro em comparação com a de vidro mas eu farei isso por uma razão especial...a segurança.
Eu tenho cenários e não penso em deixar meus itens todos um do lado do outro em poses água com açúcar ou com pedestais, veja bem nada contra quem deixa assim é apenas uma opção pessoal para a minha coleção, e também porque eu sei que prateleiras de vidro poderiam não segurar o peso dos itens + cenários, e quanto mais grosso for o vidro mais caro ele é.
Outra coisa que eu não curto prateleiras de vidro é porque eu simplesmente não confio na estabilidade delas, eu já vi alguns colecionadores que ao chegar em casa as prateleiras tinha quebrado, rachado, se soltado, etc, ok que pode ser por causa do peso em colocar vários itens numa parte só invés de fazer uma prateleira maior para os itens não ficarem apertados e o peso ficar todo concentrado numa parte só e acabar quebrando algo já que não aconteceria na madeira porque, em tese, ela é mais firme.
Porém sei que não são só criticas, se o expositor de vidro é bem feito a coleção fica demais e ainda pode-se aproveitar a luz natural uma vez que ela passa pelos vidros, algo que não acontece com expositores de madeira, ou seja, como tudo na vida há pós e contras.
Fato é que seja um expositor de vidro ou de madeira você deve pesquisar bem e ver como irá acoplar a sua coleção, coloque as peças mais pesadas mais embaixo porque mesmo se acontecer algum acidente o estrago poderá ser menor e óbvio o preço, veja se tem muita diferença de valor ai você decide o que encaixa no seu bolso.
Ah, outra coisa, você que vai expor seus itens além de um bom expositor não esqueça que deve protegê-los com vidro por causa de pó, poluição e também pessoas inconvenientes que certamente vão querer por a mão na sua coleção e estando com vidro na frente se tocarão que coleção não é brinquedo, é algo sério e pessoal.
A foto a seguir é um exemplo do que pode acontecer, eu vi no facebook, não sei de quem é mas se você conhecer me avise que eu ponho o crédito ou retiro da postagem, o meu blog não abre espaço pra plágio.
Na foto eu deduzo que o Motoqueiro Fantasma estava muito pesado e acabou sedendo o vidro e ai foi uma reação em cadeia, o que me preocupou mesmo é ver que tem alguns itens aparentemente quebrados, não sei que itens são e nem se quebraram mesmo mas é algo sério, já pensou se fosse um cloth myth e quebrasse alguma asa ou articulação do peitoral ou cintura? 
E você tem expositor? Qual a sua dica?

Obrigado por ler este blog^^


4 comentários:

  1. Nunca pensei nessa possibilidade, mas ainda assim pretendo pegar um expositor de vidro. Inclusive já sei exatamente qual é, está super barato e é perto da minha casa, mas cadê a grana pra comprar? Tem q aparecer rápido antes que seja vendido pra outra pessoa.

    PS: Se isso acontece comigo eu desisto da coleção. Juro. Vendo tudo, fico só com o Aiolos EX e adeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vidro fica mais bonito porque fica mais claro e não precisa complementar com iluminação de led, é só ter certeza que cada parte terá um peso certo para não correr o risco de soltar ou quebrar.
      Parabéns pelo expositor que vai chegar.

      Excluir