terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cuidados na compra de Cloth Myth!

Eu sempre quis fazer um tópico desses e acho que em algumas ocasiões nas postagens de itens usados eu já devo ter falado isso mas como esse assunto é sempre tão recente e atualmente um amigo está passando por uma situação chata resolvi fazer uma postagem específica sobre esse tema.
O mundo do colecionismo não é feito apenas de momentos bons, lógico que o ápice é um momento bom quando pegamos um item, tiramos da caixa e o montamos, quando o deixamos expostos, fotografamos mas antes desse "final" temos várias etapas.
Essas etapas são divididas entre procurar o item, ver o valor, negociar, esperar chegar, ah sem esquecer de decidir o que se quer ter. Tudo isso pode ser, e na maioria das vezes é, muito prazeroso mas no caminho as vezes surgem alguns contratempos.
Hoje me focarei apenas no contratempo de comprar de uma pessoa que parece ser honesta e no fim ver que a pessoa não é.
Quando algum item fica raro, e isso acontece em qualquer coleção e não só em cloth myth, vemos que os preços se super valorizam rapidamente mesmo essa elevação dos preços não sendo tão correta assim e ai surgem colecionadores querendo vender seus itens ou ainda pessoas que se auto denominam vendedoras que acham não sabemos como o determinado item num preço barato e assim querendo "ajudar" o colecionador que está louco pelo item oferece porque um preço até que viável.
Não estou generalizando, já vi muitos casos de itens com preços bons e que a pessoa que estava vendendo era honesta mas sempre devemos tomar cuidado.
Eu sou totalmente contra comprar de pessoas distantes, gosto de ver a pessoa ao vivo, ver o item, ver se está tudo como foi descrito, mesmo que isso implique em pegar um item, mesmo usado, um pouco mais caro.
Tenho também o pé atrás com sites de vendas, os do tipo Mercado Livre onde sabemos que a onda de pilantragem é grande e também com vendedores que não estão 100% dispostos a dar um feed back do mesmo jeito que estão dispostos a receber a grana da venda.
Eu prefiro pagar um valor alto por um item novo ou usado mas de quem eu conheço ou que amigos próximos conheçam do que comprar um item barato de alguém que nunca vi na frente e lembro várias vezes que algumas qualificações positivas nesses sites podem ser feitas pelo próprio vendedor com perfis falsos.
Meu amigo por exemplo compro um item que está exageradamente caro no mercado de uma pessoa de um outro estado, o item  foi taxado e mesmo já estando tudo pago o vendedor simplesmente esta enrolando de mandar, demorou semanas pra ir no correio buscar e agora disse que o item foi enviado mas nada de mandar o track number para o meu amigo, ou seja, isso está começando a cheirar no mínimo uma má vontade. Não digo que o vendedor deve parar de fazer sua rotina diária pra ficar indo no correio e tal mas deve, aliás, é obrigado a responder sempre as perguntas do comprador, explicar o porque está demorando. O problema não é a demora, somos humanos e a cada segundo que vivemos muitas coisas podem acontecer mas o problema é sumir e não dar satisfação, disse pro meu amigo ficar esperto e esperar no máximo mais uns dias se não começar a procurar formas de reaver o seu dinheiro.
A mesma dica eu dou pra você leitor do blog, quer comprar com pessoas que não são muito conhecidas? Tome cuidado, se possível faça a transação ao vivo, se não veja se conhece alguém que já comprou com a pessoa e que você confie nela e não se prenda muito a qualificações positivas que, como já disse, podem ser falsas.
Fato é, o mundo está cheio de gente ruim e no mundo do colecionismo não é exceção, eu mesmo já levei calote de uma pessoa que eu considerava honesto então fique atento.

Obrigado por ler este blog^^


2 comentários:

  1. por edsoneletro:

    grande kinhu, essa é uma questão complicada mesmo, esses dias quase comprei um pacote com 3 v1 pq estavam com preço muito bom mesmo acabei não comprando por ficar um pouco com o pé atras e graças a estar feio no cheque especial, eu sempre tento comprar no forum e com vendedores que eu já tenha comprado ou esteja se desfazendo da coleção, acho que a unica compra que me decepcionou foi um shiryu v2 que tava com uns detalhes na pintura e umas peças coladas com superbonder.
    mas depois disso tentei ser o mais criterioso possivel na compra de usados até pq comprar lacrado hj em dia é dificil, importar é quase impossivel depois de ter perdido um shiryu v1 pros correios e não ter tido nenhum apoio da loja e pagar taxas abusivas acaba que a unica opção para os itens que não são lançamento é o mercado de usados mesmo, não tenho do que reclamar das ultimas compras, e que bom que tenha conseguido pegar os POGS do fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente acho que todos nós colecionadores já levamos uma curva assim não é. Seja um item com algum tipo de defeito que a pessoa simplesmente "esqueceu" de falar, seja uma demora sem desculpas ou até casos mais graves que já li por ai de pessoas recebendo pedras ou simplesmente não recebendo e tudo isso nos faz pra nos deixar mais espertos.
      Eu não tenho nada contra comprar itens usados mas hoje em dia tenho muito mais critério depois do balão dos cenários que eu levei.
      Perdeu um item nos correios? Meu isso que revolta além de o serviço ser péssimo e demorado eles simplesmente roubam, e é a mais pura verdade, sabemos que algumas pessoas que trabalham lá passam a mão nos itens das pessoas mesmo.
      Eu por exemplo, preciso pegar o Sho, Packs Negros e o Kanon mas confesso que estou com medo vai se meu Kanon EX "some" é realmente algo a se pensar hoje em dia.
      Obrigado pela visita e o comentário.

      Excluir