segunda-feira, 17 de novembro de 2014

De Frente com Gustavo Aguiar!

Na seção de entrevistas do mês trazemos um grande amigo e colecionador Gustavo Aguiar.
Eu acompanho a coleção deste rapaz desde o começo e é muito bom ver a evolução dos itens, das fotos, de seu conhecimento geral sobre a linha.
Ele coleciona há alguns anos e é um daqueles que deixa sua coleção exposta e cuida bem dos seus itens, passa um produto nas peças assim que chega, faz tempo que não faço disso com ele mas ele passava heheh, e tenta sempre inovar com fotos legais, atualmente tem feito fotos com fundos bem dinâmicos.
É bom ver a coleção de um cara esforçado como ele aumentando e chegando com itens de peso e muito bonitos.
O Gustavo tem uma história de vida quase parecida com a minha por isso nos tornamos amigos e, assim como eu, a coleção o ajudou e ajuda muito a superar problemas de relacionamentos e vemos esse esforço em suas fotos, em seus comentários no Revolution sobre os itens, sua empolgação e sei que quando ele fica triste é nos cloths que ele tenta se animar, e disso eu entendo.
Sou fã da coleção dele, do jeito que ele fotografa e na vida pessoal porque ele é um cara super esforçado então vamos pra entrevista de Novembro.
Não faz parte do nosso fórum ainda? O que acha de entrar agora mesmo se fazer o seu cadastro? É fácil e rápido, clica aqui: Cloth Myth Revolution!
Não copie e nem use as fotos como se suas fossem, vamos respeitar o colecionador.

Obrigado por ler este blog^^

---Entrevista de Novembro-Gustavo Aguiar---

1-Há quanto tempo você é colecionador?
Desde 09 de Dezembro de 2012, comecei com o meu cavaleiro preferido,
Milo de Escorpião, em versão EX. Na época ele ainda estava com bom
preço (R$ 210), havia sido lançado faziam alguns meses (e eu nem tinha
ciência disso). Comprei no impulso, porém pesquisei muito pelo menor
preço antes de bater o martelo. Achei loucura pagar isso num boneco,
sendo a que unica coisa de Saint Seiya que eu tinha era o meu Milo
diecast e 2 revistas Heroi. e até porque eu sempre colecionei veículos
em minatura. O que motivou a comprar um cloth myth, foi uma amiga me
mostrar alguns vídeos de reviews de cloths no YouTube (o 1o que vi foi
do Milo 1.0), e eles me deixaram bobo com tamanha perfeição, porém
como eu estava desempregado na época, não comprei. A linha EX ainda
não existia, acho...
2- Além de cloth myth você coleciona outras coisas? Se sim o que?
Eu coleciono coleções!!! Coleciono carros e motos em escala 1:18,
carros em escala 1:24, 1:48 e outras escalas variadas, aviões
comerciais em escala 1:400, tenho 2 barcos de kits de plastimodelismo
desmontados (precisam ser restaurados), uma carreta Scania em escala
1:87 antiga que meu pai me deu, livros, revistas, latas (de
refrigerante, cerveja, suco, água, etc), selos postais, cartões
telefonicos, cartões postais, chapinhas de refrigerante e cerveja,
dinheiro de várias países, câmeras fotográficas antigas (tenho 3 de
filme), safety cards (cartões com instruções de segurança dos aviões)
e tênis. Ufa! Acho que é isso...
De Saint Seiya tenho alguns mangás da Conrad (Saga Clássica e Episódio
G), a Enciclopedia de CDZ, 2 revistas Heroi, um agaruma e um petit
chara do Milo, e um chaveiro pandora box de Escorpião. E o Milo
diecast original que ganhei quando tinha 9 anos, que eu reformei.
3- O que sua família acha da sua coleção?
Infelizmente, não gosta muito. Minha mãe acha que deveria gastar meu
dinheiro com coisa mais útil (concordo em partes), minha irmã diz a
mesma coisa, porém tem alguns cloths que ela adora. Acha "fofa" a
Saori com armadura ou com o kit plain alternativo, chegado a dizer que
queria uma Saori pra ela (deixa só ela saber o preço da Saori...) ou
que iria "roubar" a minha, haha! Curte também o Hades, acha Shaina uma
vadia e Marin fofa também. Ela não curte CDZ, mas esses dias me disse
que queria começar a assistir e queria um petit chara de Câncer (signo
dela). Eu dei pra ela um chaveirinho pandora-box de Câncer e ela
adorou. Meu pai nem sabe da coleção, já que ele mora em outro estado e
eu falo pouco com ele.
O resto da família não sabe porque nunca contei mesmo, rs!
No fórum CMR já fui chamado de o colecionador mais sortudo do fórum,
pois eu namorei uma menina que curtia muito CDZ e era colecionadora de
cloths (os sonho de todo fã e colecionador de cloths, hahaha!!!).
Aliás ela que fez eu gostar de novo de CDZ e foi grande incentivadora
da coleção. Infelizmente não estamos mais juntos.
Tanto minha mãe quanto minha irmã não sabem o real valor de cada item!
4- Atualmente sua coleção conta com quantos itens: Qual é a sua meta?
Até o presente momento, 26 cloths, sendo 17 da linha EX (11 de ouro,
sendo o Saga de Gêmeos da LC Models, 4 de bronze, 1 ouro surplice e 1
Juíz do Inferno), 9 da linha 1.0 (2 Amazonas de Prata, 1 Amazona de
Bronze, 1 Marina de Poseidon, 1 Guerreiro Deus de Odin, 1 Espectro de
Hades, Pandora, Hades e Athena) e considero o Kouga de Pégaso da
SHFigurarts como parte da coleção. (Nota: Ainda falta receber o
Aldebaran de Touro EX, comprado em pré-venda no dia anterior que esta
entrevista foi feita, porém eu já conto como item da coleção)
Possuo três itens duplicados que não conto: Shaka de Virgem da LC
Models (o comprei para retirada de algumas peças para meu Shaka
original), uma Shaina de Ofiúco, que comprei também para substituir
peças da minha 1a Shaina (e que não pretendo vender) e o polêmico
Aiolia de Leão da QQ Models, que comprei antes do Aiolia EX original
(não pretendo vender mais o QQ).
Minha meta é fechar os 12 EX de ouro (não quero por enquanto Kanon EX
e Shion EX) versão anime, os 5 V2 EX de bronze e os 5 EX de ouro
surplice. Os 12 ouro EX eram a meta inicial, mas aí fui conhecendo
outros itens 1.0 e EX, então me bateu o desejo de ter outros itens,
como os bronze V1 e outros itens avulsos.
5- Para você quais são os prós e os contras em ser colecionador de cloth myth?
Prós: conhecer muitos fãs da série e colecionadores, conheci muita
gente legal nesse meio tempo (o Kinhu é um deles, um grande
amigo),compartilhar dicas de várias áreas pros cloths, ver fotos
maravilhosas e se inspirar nelas para os ensaios. Relembrar os
momentos que esse anime nos deu quando éramos crianças e que marcaram
nossa infância.
Contras: pagar um preço altíssimo pelos itens, já que nosso país tem
uma carga tributária alta, apesar dos cloths já virem de fora com
preço alto estipulado pelo fabricante. E além disso, pagar caro em
alguns itens que vem com várias falhas de projeto, com problemas de
acabamento. E o espaço que eles ocupam, rs!!! Eu preferi guardar
muitos carros e aviões para dar espaço aos cloths, apesar da maioria
deles ficarem em suas caixas. Mas os carros estavam há mais de 15 anos
ocupando espaço aqui, haha!!!
6- Qual, na sua opinião, seria o primeiro passo a dar antes de começar
a coleção?
Pesquisar, pesquisar e pesquisar. E depois disso tudo, pesquisar mais.
Eu antes de comprar meu 1o cloth, rodei a internet toda pra achar um
ótimo preço. Comprei no Mercado Livre, e chequei e rechequei as
qualificações do vendedor. Comprei e meu Milo chegou são e salvo em
minha casa, superando minhas expectativas.
Tomar cuidado com vendedores particulares. Existem muitos deles que
são ultra recomendados, mas há também vendedores picaretas. Algumas
lojas também que se tomar cuidado. Sempre comprar em lojas de
confiança. Ou pesquisar nos grupos de Facebook sobre as lojas, sempre
tem alguém que irá comentar. Eu infelizmente tive um problema com uma
loja de confiança (sim, eu pesquisei tudo da loja, chequei CNPJ, vi as
recomendações positivas em fóruns e grupos de Facebook), ninguém está
à salvo disso.
7- Falando sobre os ensaios, como gosta de fazê-los? Se inspira no
anime ou prefere seguir as suas próprias ideias?
Eu não me acho lá grandes coisas com meus ensaios. Lógico que tem
fotos minhas que acho lindas, rs. Apesar de possuir uma boa câmera, e
ter bom conhecimento de fotografia (adquiridos nas fotografias de
aviões que faço), acho minhas fotos razoáveis. Dizem que iluminação é
tudo, aqui só uso a luz do teto do meu quarto, até comprei uma lâmpada
mais forte para ajudar nos ensaios.
Eu uso duas folhas de EVA branco (raramente uso o EVA preto) presas à
mesa e à parede com fita crepe, câmera sempre no tripé.
Já fiz no chão, mas é muito ruim para visualizar a cena na câmera. Meu
1o ensaio, do Milo, fiz no sofá da sala, botei um vidro no assento do
sofá para o cloth ficar mais estável, usei uma colcha tosca de tema
zodiacal (que usei em vários ensaios) e fiz a foto de dia, e a câmera
no tripé. Pra mim no quesito iluminação, a luz natural é sempre a
melhor em fotografias.
Muitas poses eu pesquiso na internet de ensaios de outros autores, me
inspiro em alguma fanart, revejo algumas cenas do anime e às vezes
crio minhas poses.
8- Qual conselho você daria para os colecionadores quando forem fazer
seus ensaios?
Criatividade sempre! Não interessa se você tem um celular meia boca ou
a câmera profissional mais top, o importante é ser criativo. Fazer as
poses "clichês" é legal também, eu particularmente curto elas nos
ensaios de terceiros, pois muitas evocam alguma cena marcante do
anime, um golpe do personagem, etc.
Use os recursos que têm à mão. Eu só tenho folhas de EVA, mas às vezes
uso videorama. É o que tenho pro momento.
O quesito câmera é importante, mas já vi fotos incríveis feitas com
celular ruim. Mas sempre que puder, invista também no equipamento,
leia o manual da câmera (pode parecer piada, mas é assim que se
consegue extrair o máximo do equipamento) e invista em você. Leia
tutoriais de fotografia, veja os ensaios de terceiros, repare na
iluminação, no cenário e no poseamento do cloth. Nunca hesite de
perguntar para quem fez o ensaio como ele fez tal cena. Não custa nada
perguntar e não custa nada ele responder.
9- Deixe um recado para o público do blog!
Quero agradecer ao Kinhu por me entrevistar de novo pro blog, haha!!!
É uma honra fazer parte do hall dos entrevistados do blog, um dos
melhores no assunto cloth myth. Tenho o vicio de visitar todo dia o
blog e sempre tem coisa nova. Um blog que é feito de um colecionador
experiente para colecionadores, experientes ou não. Vale a pena
conferir sempre.
Abraços a todos!




3 comentários:

  1. A nitidez dos ensaios do Gustavo são sempre campeãs! Eu comecei a usar o fundo neutro branco por conta de belos ensaios como os dele.
    Parabéns ao Kinhu e ao Gustavo por continuarem com essa iniciativa das entrevistas aqui no blog.
    Valeu, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gabevs!!! A câmera e o Photoshop ajudam um pouco, rs!!!! Fico feliz em saber que minhas fotos inspiraram vc!
      Valeu Kinhu pela oportunidade!!!!

      Excluir
    2. Realmente Gabe os ensaios do Gustavo são ótimos e vemos que cada vez ele tenta e melhora mais e mais.
      A sacada do fundo branco é sempre ótima e eu vou parar de usar o preto e usar o branco também com algumas dicas dele.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir