segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Como manusear seus itens!

Algo que vejo ser uma dúvida quase constante entre os colecionadores é como manusear seus itens para evitar problemas como riscos, perda da cor, problemas nas dobras e encaixes e até mesmo eu por um tempo tive bastante dúvidas e nem imaginava que alguns itens acabam oxidando por nossa causa e não pela tinta ruim da empresa.
Hoje vou falar sobre a proteção das mãos....sim as luvas.
Muitos colecionadores novos, inclusive eu, nem imaginamos os problemas que pegar os itens com mãos nuas podem gerar. Se transpiramos as peças de metal podem com o tempo ir oxidando, na hora de tirar fotos as vezes aparece nas armaduras as nossas digitais e esteticamente fica feio, na hora dos encaixes das mãos elas acabam se tornando difíceis com as mãos molhadas, sem contar ainda que um item de coleção merece cuidado.
Então aí que entram as luvas. Entre os colecionadores impera a certeza que todos devemos manusear os itens, de qualquer coleção, com luvas mas não é unânime o tipo de luva que se deve usar.
Há aquelas bem caras de algodão que alguns usam, podem ser melhores mas para mim são estranhas porque são grossas, como sentiremos a textura dos itens? Sem contar que elas devem ser escorregadias e peças pequenas como mãos e joelheiras deve ficar bem complicado de se encaixar.
Há aquelas mais em conta que são as cirúrgicas mas aqui você tem que prestar bastante atenção porque existem alguns tipos.
A amarelada é péssima para cloth myth e outros itens montáveis porque ela tira a tinta do item por ser feita com uma material mais pesado, elas podem até durar mais mas não vale a pena correr o risco de tirar a tinta do seu item só para protegê-lo do seu suor.
A transparente dura pouco mas é a mais indicada caso você opte pela luva cirúrgica. Com o suor da mão o plástico por dentro começa a grudar então você só consegue usar a mesma luva umas três ou quatro vezes e depois quando for por ela simplesmente não abre legal ai você tem que substituir por novas.
E, por fim, tem aquelas que eu uso, a de uso doméstico, ela parece com a cirúrgica mas é mais fina e o plástico mais resistente apesar de também serem descartáveis.
Eu desde quando comecei a usar esse tipo de luva não tive problemas com perda de cor dos itens, deixar a peça molhada de suor ou com a minha digital, então se fosse para indicar algumas dessas que eu conheço indicaria essa.
Hoje em dia uso luva para mexer em todos os meus itens, cloth myth, s.h.figuarts e artfx+statue e até mesmo as caixas e os plains pego apenas com luvas bem como os cenários.
E você como mexe com seus itens?

Obrigado por ler este blog^^


2 comentários:

  1. Já usei essas luvas cirurgicas, são ruins, não gostei. Usei luvas de lã sintética (que uso no inverno), piores ainda. Também tenho luvas de mecânico, que são de lã grossa com bolinhas de borracha para maior aderência. Horríveis.
    O que fazer? Lavo muito bem as mãos antes de pegar os cloths. Se começo a suar, lavo de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pensei usar uma como essa de mecânico mas meia fina que usei na época que fiz cosplay do Uchiha Obito mas ai não curti porque não sentia as peças até que cheguei nas que uso hoje.
      O problema de ficar de mãos nuas é que no verão eu transpiro muito e aqui com essa seca fica usando água assim não rola hehehe.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir