segunda-feira, 9 de março de 2015

Dólar e a Coleção!

O blog tenta sempre trazer assuntos atuais para discutir e nada poderia ser mais atual que a alta do dólar.
E eu sou um exemplo vivo disso como veremos.
Todos sabemos que o dólar ainda é a moeda mais forte do mundo, tudo ou pelo menos quase tudo que se compra fora do país tem como base o dólar, você pode até entrar em um site japonês, por exemplo, comprar em ienes mas quando chegar sua fatura do cartão o valor terá sido transferido para o dólar e depois para o real, ou seja, se o dólar está alto não adianta você comprar em uma moeda mais barata para fugir do valor, a não ser que você vá até o local para comprar o que quer.
Eu no final do mês comprei o pack Seiya v1+Seiya Plain da JacksDo por ai agora além de ser taxado pela receilixo e a sobretaxa dos correios o produto estava com uma etiqueta de $ 116,00, ou seja, um visível aumento.
Inicialmente eu iria pagar R$ 214,00 pelo item, minha fatura vence sempre dia 1 então comprei no final de janeiro para pagar só agora no começo de março e o valor final ficou em R$ 242,00 e o dólar estava marcando lá no espaço da cotação R$ 2,98, ou seja, devia ter pago na fatura de fevereiro, agora com o dólar batendo mais de R$ 3,00 é a hora de dar uma freada nas compras internacionais.
Mas isso não basta porque sabemos que todos os sites, vendedores particulares, etc irão aumentar os produtos porque eles também sofrem com isso.
Eu estou com duas pré vendas feitas, a da Sailor Netuno S.H.Figuarts da Bandai e do Robin New 52 Artfx+Statue da Kotobukiya e tenho certeza que quando tiver que pagar o restante irá sofrer reajuste e isso vai muito além, se já estamos reclamando a um Faraó de Esfinge a média de R$ 350,00 imagina quando o Camus chegar com essa base do dólar a R$ 3,00, chuto aqui que ele não será menos de R$ 400,00 somando ai a base de lucro dos lojistas, ou seja, a coleção pode começar a sofrer com isso também.
Se não bastasse essa falta de vergonha na cara do Governo Federal não vai afetar só nossa coleção, os produtos que são importados, ou tem elementos importados, como o Pão, Soja, etc, irão aumentar e irão se unir a alta das verduras e legumes por causa da falta de água em todo o Sudeste por causa do tempo seco.
Ou seja, estamos entrando numa fase grave que vai afetar a todos então eu pergunto....devemos dar uma pausa na coleção?
Eu havia feito a pré venda do Kanon de Dragão Marinho EX mas já cancelei, ainda bem que no site que eu tinha feito só pagaria tudo quando lançasse e não com 20% adiantado porque eu realmente não quero correr o risco de o dólar passar dos R$ 3,50 ( o que irá acontecer) e pagar um absurdo por um item que não vale isso.
Fato é que está cada vez mais difícil continuar a colecionar cloth myth, já já vai estar custando o mesmo que um Hot Toy, e a alta do dólar unindo a incapacidade do Governo em acertar, logo a conclusão que tiro é parar de comprar por um tempo e ver como a situação financeira do país vai ficar.
Triste é saber que em 2011 pagava-se R$ 150,00 num item e hoje paga-se R$ 350,00 são apenas 3 anos de diferença e vemos que o real está mesmo sendo arrasado, mas não vou culpar de novo o Governo porque esse blog não é político hhehehehe.
E você o que pretende fazer para se prevenir desse aumento? Vai pausar ou o dólar não te afeta?

Obrigado por ler este blog^^


2 comentários:

  1. por edsoneletro:

    esse dolar vai acabar com muita coleção com certeza, infelizmente não é só nesse ramo que tudo sobe, mas eu vejo claramente que há muita mão comendo nosso dinheiro.
    ontem a noite comentei em um forum que participo que é sobre audio ( lá tem gente que investe pesado tem coisas que são absurdas de caras tipo caixa de som de R$50k)
    mas eu pude ver na pele a diferença que se faz entre comprar coisas aqui na terra do macacão ou no nosso vizinho paraguai.

    tem um distribuidor de uma marca de caixa de som que lá no paraguai alem de ser distribuidores são os unicos que vendem os produtos dessa marca direto ao consumidor final, é monopolio né e nem por isso eles abusam dos valores mesmo com a alta do dolar eu paguei com os impostos quase 50% do valor que as lojas brasileiras tem pedido aqui, e como padrão brasileiro é sempre colocar atravessadores no meio do caminho o valor sempre tende a subir.

    acho que culpam muito os impostos e ao governo pelos preços altos mas no final das contas são os proprios brasileiros não o povo mas os mercadores que sempre dão um jeito de tirar um pouco mais de nós o povão.

    pode ver como o mercado é aproveitador, o misty chegou por R$260 na epoca e esgotou quase que instantaneamente se aproveitaram e lançaram ofarao a 350 pode acreditar que o caronte vai vir a 380~400

    kinhu pode acreditar que os preços dos cloths só estão uma vergonha assim pq não vende cloth oficialmente no paraguai.

    minha posição é a de comprar todos os lançamentos que eu esteja colecionando ( linha CM , golds Ex e espectros Ex) porem pela falta de verba acabei deixando o shura ex pro mes que vem, mas não pretendo pegar mais nada em ex salvo personagens ineditos em CM.


    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo estamos passando por um problema grave. Eu nunca fui pro Paraguai mas sei de várias coisas que são bem mais baratas e não é nada falso é apenas diferente do mercado brasileiro e seus "jeitinhos" o problema é que determinado item custa $1.00 pra fazer ai a fábrica vende por 1.50 depois o distribuidor passa pro comércio por 2.00 e chega pra nós por 3 ou até 4...isso em apenas um exemplo básico.
      Cloth myth virou um mercado forte no brasil e é verdade, misty todos pensaram que ia encalhar e ai o que aconteceu....sumiu, sei que o pessoal irá aumentar cada vez mais e pode marcar o que digo ainda vai custar o mesmo que um hot toy.
      Eu como você fecharei os grupos que tenho em aberto e depois só itens inéditos, cancelei a pré do Kanon Marina e nem sei ao vivo for muito top não pegarei....eu acho hehehe
      Vamos torcer pro mercado mudar e ficar prazeroso de novo.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir