segunda-feira, 30 de março de 2015

Colecionismo x Golpe!

Eu tive que fazer esse  tópico porque venho percebendo uma onda de golpistas atacando nas comunidades do facebook os colecionadores mais novos e isso vem me deixando preocupado.
Li algumas pessoas reclamando de pessoas que se dizem vendedoras ai você deposita certa quantia e depois elas somem, excluem conta na rede social, não atendeu celular, etc, e também os famosos e tristes casos que você compra um item e no chegar chega uma pedra ou até mesmo uma caixa vazia. 
Cabe lembrar aqui que esses golpes não acontecem apenas no mercado de cloth myth e sim em todos os segmentos onde o preço ou é muito baixo ou o site não é confiável e a pessoa mesmo assim prefere correr o risco.
Esse tipo de gente não dá golpe de agora, desde que comecei a coleção e interagir com outros colecionadores tenho notícias de pessoas levando golpe mas quando o mundo de colecionismo ficava restrito aos fóruns do Brasil era muito mais fácil descobrir quem era porque a galera era meio que unida, era um mundo pequeno onde geralmente todo mundo falava com todo mundo e já vi casos de pessoas que foram presas porque as pessoas de determinado fórum se uniram para pegar a pessoa.
Logo quando surgiu o orkut e as comunidades de venda foram surgindo os golpes também aumentaram mas as pessoas, que eram as mesmas dos fóruns, se uniram novamente e isso deu uma parada porém, agora com essa onda de facebook, os golpes estão aumentando de novo.
Só no meu facebook tenho umas 15 comunidades de cloth myth, isso só brasileiras, agora você imagina como esse mercado está visível, nem vou citar aqui os odiosos scalpers, então você imagina como falsos colecionadores estão se aproveitando das pessoas.
Nós que somos colecionadores antigos sabemos que algumas precauções devem ser tomadas na hora de comprar com pessoas que não conhecemos, eu por exemplo, tenho uma regra clara que é não fazer depósitos, só compro itens usados se a pessoa pode levar em algum metro ou outro ponto da cidade, ou seja, tenho que ver o item ao vivo, ver se é isso mesmo que ela descreve e tudo mais. Outro ponto é, tentar comprar sempre com as mesmas pessoas nisso eu tenho uma relação de confiança com dois vendedores de cloth myth, um de cenários e um de plain, ou seja, sempre compro com eles, se algo atrasa sei que não é golpe.
Outra coisa que está fazendo com que os golpes aumentem é sem dúvida o mercado nojento dos preços de cloth myt h. Está tudo bem caro então quando aparece um item pelo preço "justo"  todo mundo quer e na ânsia de ter um item que está faltando acaba não se precavendo com medo de outra pessoa chegar na frente e acabar pegando o item no seu lugar.
Muitas vezes a pessoa nem pede os dados reais da pessoa que está vendendo e já vai depositando, isso é um tremendo absurdo.
Se você prefere comprar nas escuras verifique o cpf da pessoa, suas qualificações (por isso que fóruns são bons temos lá as seções de qualificação positiva ou negativa de uma pessoa o que na maioria das comunidades do facebook não tem), veja se algum amigo seu já comprou com a pessoa, não acredite em qualquer um porque o golpista pode ter amigos infiltrados na comunidade atestado sua idoneidade e só ai compre.
Outra coisa se você acha um item, por exemplo, a R$ 200,00 com um suposto vendedor nessas redes sociais mas ninguém conhece, não pode te entregar o item ao vivo mas pesquisando na internet você encontra uma loja física, idônea, com cnpj, etc etc e o mesmo item está R$ 400,00 opte pela mais cara, sei que não está fácil para nós brasileiros com esse Governo corrupto que está nos quebrando mas é melhor pagar um pouco a mais do que pagar e não levar ou no lugar receber uma caixa chega de batatas (conheço um cara que já recebeu isso).
Portanto, todo cuidado é pouco só semana passada vi nessas comunidades três pessoas diferentes comentando que levaram golpe e eu fiquei triste por elas e com raiva por quem fez isso.
Fiquem espertos coleção é pra nos trazer alegria e não o contrário.

Obrigado por ler este blog^^


2 comentários:

  1. Só comprei 2x de vendedores autônomos e nunca me dei mal. Um deles vende a bastante tempo, é super conhecido dos grupos e nunca vi gente falando mal. O outro comprei um item barato (R$ 20), mas se mostrou super honesto me mandando de cara o CPF e qualificações.
    O item chegou em casa super bem embalado.
    Uma boa dica pra compras é fazer DOC online (mesmo tendo que pagar as taxas bancárias absurdas desse serviço). Os bancos exigem o CPF do favorecido e ter essa informação já é alguma segurança. Sem CPF, sem dinheiro. Nada de ir direto no caixa eletrônico depositar.
    Na maioria dos grupos tem lista de positiva e negativa de vendedores, sempre é válido dar uma olhada nelas.
    Eu prefiro comprar nas lojas online brasileiras, pois tem diversas opções de pagamento e se der problema, tem como me ressarcir ou trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo você deu sorte, eu mesmo já levei uma curva e ainda de quem eu pensava que conhecia o ideal é tomar cuidado e toda precaução é bem vinda.
      Eu como disse prefiro pagar mais caro mas em loja que sei onde fica do que correr risco de pagar barato e depois perder.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir