segunda-feira, 8 de junho de 2015

A evolução da linha....e dos preços!

Estava eu semana passada no facebook ai vi alguém postando uma foto/montagem feita por não sei quem, mas que tem a fonte na foto, sobre a evolução do Sorento e o preço em ienes e resolvi falar sobre isso, então a postagem de hoje não é sobre os preços no Brasil e sim no Japão, que acabam também influindo os preços aqui.
A linha desde os tempos dos die casts evoluiu bastante e isso além de ser fato é visível. Se antes só tínhamos a possibilidade de encaixar as peças na parte de cima dos membros do boneco e os pinos do peitoral e cintura sempre davam problemas hoje temos peças que se encaixam perfeitamente nos braços e pernas e as cinturas e peitorais dificilmente dão problemas.
Se antes os rostos eram todos iguais e, a não ser pela cor do cabelo, os bonecos eram todos iguais hoje podemos facilmente diferenciar personagem por personagem.
Sem esquecer também dos tamanhos dos itens, antes eram tão pequenos, depois cresceram e hoje são maiores ainda, ou seja, eram crianças, adolescentes e hoje adultos, assim como a maioria dos atuais colecionadores que tinham os die casts depois com o início da linha Cloth Myth voltaram a colecionar já adultos e podendo comprar seus próprios itens e hoje com a EXclamation continuam com a coleção.
O preço também não poderia ficar para trás, quando o Sorento foi lançado no Japão nos moldes do die cast em 1988 ele custava 2.600 ienes (meu pc não tem o símbolo dessa moeda desculpe), depois em 2007 quando foi lançado o Cloth Myth ele custava 4.500 ienes e hoje, digo, em novembro de 2015 quando ele será lançado ele custará 10.000 ienes, ou seja, o valor deu um salto se compararmos com o cloth myth de 2007 e o cloth myth exclamation de 2015, um salto muito maior do que o valor do die cast para o cloth myth.
Hoje em dia a qualidade dos itens são melhores mas também sabemos que o custo de fazer um novo item é bem maior do que era há alguns anos atrás e isso nem precisamos entrar nas questões políticas que geram a crise econômica atual é só vermos na própria linha Cloth Myth que as coisas estão difíceis. Há alguns anos atrás tínhamos quase sempre mais de um cloth myth lançado por mês, hoje temos várias janelas e um item apenas lançado por mês, ou seja, até para a Bandai está mais complicado fazer os itens, e não me digam que é porque os personagens estão acabando por que não são, ainda temos os cavaleiros de prata e os espectros para serem lançados então tem ainda uma boa quantidade de itens para serem lançados.
Mas essa mudança nos valores o que influi para nós? Em tudo, tanto se compramos sozinhos ou se compramos de empresas importadores.
O valor em ienes é transformado para a moeda universal que é o dólar e se o dólar está alto nós pagamos bem mais pelo item, não importa se a moeda japonesa transformada em real é barata porque as operadoras dos cartões transferem os ienes para dólares então para nós o que importa mesmo é o último valor.
Quando o caso é envolvendo empresas que importam ainda é mais complicada porque além de acontecer a mesma transferência de moedas há os impostos, custo de importação que quase sempre é por navio, aluguel de lugares para deixar os itens e no caso do Brasil deve rolar o famoso "jeitinho brasileiro a lá corrupção" para liberar os itens mais rápido e tudo isso vai sendo adicionado no valor final do item.
Ai o item chega nas lojas e os lojistas, nada mais que justo, querem seus lucros então o item aumenta mais, no final nunca pagaremos os 10.000 itenes que o Sorento EX valia no lançamento.
Enfim, é legal a linha evoluir? Sim é perfeito, cada vez mais vemos o anime tomando forma real, mas os preços estão começando a matar, se o Sorento será lançado a 10.000, sei que ele não é o primeiro mas o Kanon perto dele está feio demais, e se os demais itens do grupo ficaram tão belos quanto o Sirene imagina o último quanto estará valendo....isso me leva a pensar se vale a pena continuar colecionando....mas isso é assunto da semana que vem.
E você acha que os preços principalmente entre 2007 e 2015 aumentaram muito?
Fonte da foto na própria imagem.

Obrigado por ler este blog^^



Nenhum comentário:

Postar um comentário