terça-feira, 4 de outubro de 2016

O início do fim da linha Cloth Myth? Especial anuncio da Bandai!

Você não está no dia errado, esses assuntos diversos são reservados para a segunda feira mas eu, e todos os colecionadores que conheço, ficaram tão chocados com a Bandai ontem de noite ( de manhã no Japão) que infelizmente esse post se faz necessário e urgente antes de segunda.
O que está havendo? Bom ontem foi volta das 21 hrs daqui comentando a Tamashii Nations e mostrando os itens limitados da edição de 2016 não teve nada de cloth myth, até ai eu já imaginava uma vez que esse ano já foram lançados quatro itens limitados ( afrodite e aiolos oce ex, ikki e seiya pog ex) mas todos pensavam que a Bandai iria colocar no "menu" alguns desses uma vez que desde 2008 sempre temos um "repaint" como item exclusivo da feira.
Se fosse só isso ok, seria até aceitável mas alguém lá perguntou o porque e a Bandai disse que a linha cloth myth cederá espaço para um up na linha D.D.Panoramation e que depois do lançamento do Aldebaram SOG a linha sofrerá um período sem lançamentos, infelizmente já estávamos pensando nisso uma vez que já temos item até fevereiro/2017 e nenhum dos dois foi cloth myth.
Com isso os boatos já estão cada vez mais fortes, Bandai ainda disse que os itens "repaints" irão continuar nas feiras, ai resta a dúvida, em 2017 só teremos cloth myth inédito nos eventos? Então serão ai pelo menos 2 (tamashii features e tamashii nations) se for isso a linha estará definitivamente em seus dias finais.
O grande marco será a Tamashii Nations 2016 que acontecerá no fim deste mês, eu li em um fórum espanhol que se no evento não tiver nada de novo, ou pelo menos os protótipos já apresentados (Lune, Loki, Afrodite, Dhoko, Milo e Saga SOG) a linha foi cancelada ficando só os grupos OCE para serem lançados nos eventos.
Li gente também dizendo que se desanimaram mais ainda e que se isso se confirmar em novembro já começarão a vender seus itens deixando só os que mais curtem e migrando para outras coleções. Eu, particularmente, acho isso meio exagerado se desfazer da coleção por causa de uma parada, agora se a linha parar de vez é algo realmente para se pensar porque quem quer uma linha incompleta? Eu mesmo estou pensando seriamente em vender meus dois marinas EX e o Radamantys.
Outro ponto é que se a Bandai realmente fizer isso as vendas das empresas paralelas que ela tem combatido tão só vão aumentar porque eles já provaram que tem meios de lançar itens que a Bandai não lançou e sinceramente torço para que elas façam isso mesmo porque temos que ser realistas a Bandai pouco se importa conosco ou até mesmo com a sua palavra sendo que há uns anos atrás tinha divulgado um "documento" se comprometendo a lançar os personagens que faltavam em cloth myth.
É triste mas vamos deixar pra nos revoltar no fim do mês porque infelizmente os ares que estão trazendo a Tamashii Nations 2016 não estão nada refrescantes.
Seria essa reunião de ontem o início do fim de uma era de bonecos colecionáveis? Ou é só um modo da Bandai voltar a prender a atenção dos colecionadores para produtos originais e afastar a pirataria? Qual a sua opinião? Se isso for real vai migrar para a linha D.D.Panoramation ou vai parar de colecionar?

Obrigado por ler este blog^^


10 comentários:

  1. e a bandai incompetente perde a disputa de produtividade com as alternativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim quando na verdade deveria ser o contrário já que , em tese, ela por ser original teria mais meios de lançar tudo rápido e sem dar espaço para essas empresas.
      No começo da coleção só um mês do ano ficava sem item e eram sempre itens inéditos pergunta se naqueles tempos tinha pirataria.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir
  2. Noooossa... O problema disso é que as fabricantes piratas vão cobrar muito mais pelos itens "exclusivos"...

    Eu tenho itens bandai, LCM, Galactic Nebula e Metal Club/S-Temple... E não me importo em ter tudo bandai, mas a questão do preço é um diferencial importante...

    Bandai só decepcionando hein? PQP... Vamos torcer para que o Lançamento do novo projeto de Saint Seiya anunciado pela Toei dê mais fôlego aos colecionáveis... Pq mercado SEMPRE terá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade meu amigo, vamos torcer para que isso seja só mais uma estratégia de marketing da Bandai ou que as traduções estejam erradas.
      Eu tenho metal club e aurora model (sm model) de cloth, mas trocaria todos por 100% Bandai como era minha coleção antigamente se eles não estivessem fazendo essa política mesquinha que começaram com o advento da linha EX.
      Vamos aguardar.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir
  3. Como já havia adiantado, chegaram meus DD Panoramation do Saga e do Seiya. EU gostei e continuarei a comprar. De fato, são pequenos sim. De fato, a bandai está tendo uma margem de lucro violenta, pois o custo deve ser BEM menor que o dos Cloth Myth - os quais requerem maior zelo na pintura de materiais diferente e maiores detalhes. É só olhar pros Crown. Que conseguem ter mais detalhes que o EX - minha opnião.

    Também fiquei chocado com essa situação, pois achava que havia como as três linhas (EX - 1.0 - DD Panoramation) conviverem em harmonia. São três linhas diferentes para três públicos diferentes. Eu queria ter tudo, pois Saint Seiya é uma paixão, mas não acho que estou na média. Enfim.

    Se isso se concretizar, até que fará sentido para a lógica da bandai. Se formos olhar o ômega, existem vários itens que foram apresentados e não foram lançados. Acho, inclusive, que os DDP não serão descontinuados. Não serão pela rentabilidade. Acho que a margem de lucro da bandai é maior com eles. E ela vai se concentrar neles para não ocasionar o canibalismo interno entre os produtos. Afinal, é bem dificil manter a coleção em dia com múltiplos lançamentos de preços diferentes.

    A questão do lucro pula aos meus olhos com o tanto de repaint que eles lançam. Acho, inclusive, cara de pau chamar o Seiya V1 pintado de cinza de OCE. Até por que, principalmente as V1 de Bronze, não possuem nenhuma semelhança com as V1 do mangá.

    Enfim. Comentário longo, muitas coisas. Concordo com você quando diz para esperarmos. Ansiedade faz mal para todos, principalmente os colecionadores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Igor, sua posição a respeito do custo de produção me remeteu à um vídeo que vi há pouco tempo atrás sobre o processo de produção dos Cloth Myths (o vídeo inclusive é narrado pelo dublador japonês do Seiya).

      E o diretor de marketing da Bandai fala no vídeo sobre o grande desafio de manter o custo de produção baixo, o que tem sido difícil.

      Algo que eu não sabia é que boa parte da produção é feita artesanalmente, achava que era tudo mecanizado, mas não... Os CM exigem muito trabalho à mão.

      O vídeo é interessante pq mostra a preocupação da Bandai com os custos de produção, o que meio que confirma a sua tese de custo X lucro em relação aos DDP.

      Tenso hein... agora que comecei a coleção já estou ferrado... Adeus sonho de relançamento =(

      Excluir
    2. Igor é verdade sobre a produção da Bandai mas eu conhecendo como conheço essa empresa sei que mesmo se o custo é baixo e o lucro alto caso as vendas comecem a cair consideravelmente ela irá simplesmente cancelar como foi o caso com Lost Canvas Crown, Ômega e Legend of Sanctuary que o pessoal até elogiava mas não comprava então mesmo cheio de protótipos e datas previstas ela simplesmente cancelou e nem explicou o porque.
      Vamos torcer para pelo menos Saint Seiya continuar em alta lá na alta direção pra não desistirem de tudo hehehe.
      Obrigado por comentar e visitar

      Excluir
    3. Michel vou comentar sua opinião lá no outro tópico que você escreveu do vídeo tá ^^
      Obrigado por sempre escrever

      Excluir
  4. não sei pq cargas dagua o google me coloca como anonimo kkkk
    sou eu o edson de novo

    é kinhu só vejo nos dois sentados no meio fio chorando apos o enterro da nossa querida linha.

    bem foi o que eu postei em outro lugar o lucro fala mais alto,o que será que farão quando os DDP atingirem o fim da linha.

    e meu deus cade o resto dos Sogs ( logo agora que o milo ficou "raro" tomara que relancem ele em dezembro msm.

    agora uma coisa que eu to preocupado é se com essa pausa a pizii não vai "pausar" a compra dos ultimos 3 sogs

    e bem não sei o que dizer mais sobre esse assunto, só que será muito triste ter outra linha incompleta, ainda mais uma bem cara que tem vendido bem como a sog.

    o bom é só a possibilidade de correr atras dos que estão faltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu amigo, vamos chorar mas ao mesmo tempo poderemos ter um tempo para pegar itens 1.0 que nunca pensamos em pegar (no meu caso por ex seiya de ouro, pack do shion com a sapuris certas etc) mas que é triste é, eu estou tentando ser otimista.
      Não sei como funciona o contrato da pizii mas creio que enquanto o contrato durar ela é meio "obrigada" a trazer os itens. Espero que ela não pare pq dos 3 sogs que importei direto os 3 foram taxados e não quero pegar taxa até o fim hehehe,
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir