sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Off Topic: Novembro Azul!

Seguinte caras, resolvi criar esse tópico porque este é um assunto muito sério e estou fazendo a minha parte porque tenho conhecidos que já tiveram Câncer de Próstata (uns morreram outros não) e é uma coisa super dura de se enfrentar.
Porque eu não fiz sobre o Outubro Rosa? Não é preconceito é apenas porque as mulheres fazem mais seus exames preventivos do que os homens e parece-me que o mês delas é mais divulgado que o nosso.
Quando for ao seu médico peça do exame de sangue PSA, apesar de em 20% dos casos o câncer não ser detectado só pelo exame de sangue é algo importante uma vez que aquele exame que dizem ser chato (toque retal) só é feito a partir de uma certa idade mas isso não significa que precisamos esperar essa idade já que temos o exame de sangue que qualquer médico pode pedir, eu mesmo faço essa exame de sangue há anos.
Sei que a maioria do pessoal que entra no blog é homem então resolvi falar deste assunto justamente por isso, cuidar da saúde também é coisa de homem.
Se você tem pai, avô, tio, sentem com ele e conversem sobre o assunto, sabemos que a geração anterior a nossa é super encanada com esse exame mas é puro preconceito, muitas vezes, como disse, basta o exame de sangue, temos também o ultrassom, não precisa chegar indo pro exame de toque.
Se você não tem esse tipo de intimidade com eles converse com sua mãe, avó, etc e peça a elas na intimidade do casal tocar sobre o assunto.
Deus nos deu este corpo para cuidarmos sempre independentemente do tipo de exame que precisemos fazer, não vamos deixar a situação correr o risco de se tornar grave, prevenção é a chave para uma vida longa.
Até mesmo porque espero ainda ver muito Saint Seiya e não ser impedido por causa de uma doença que surgiu por não me cuidar não é mesmo....

Novembro Azul, entre nesta campanha.



2 comentários:

  1. E falando em Outubro Rosa, uma coisa que quase ninguém sabe pois é pouco divulgado, é que homem também tem câncer de mama e deve fazer autoexame nos peitos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade, descobri isso há uns anos, o tenso é a gente fazer esse auto exame já pensou se alguém vê heheheheh
      Obrigado pela colocação

      Excluir