sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Colecionadores que eu admiro: Sankari!

Sabe aquela pessoa que você não conversa todo dia mas que você admira muito a coleção, os comentários e as fotos que a pessoa faz? Pois bem, essa pessoa é o Sankari, acompanho o trabalho dele há muito tempo já e desde que vi uma foto muito perfeita que ele tirou do Sorento de Sirene eu me tornei fã do seu trabalho.
Ele além de colecionador de cloth myth também coleciona outros itens e é vendedor...deixarei o e-mail dele mais abaixo caso alguém queira entrar em contato.
O Sankari foi a primeira pessoa que convidei para essa série de entrevistas e ele aceitou rapidinho, me deixou feliz e satisfeito e quando ele mandou o e-mail com as respostas e as fotos me surpriendi mais ainda, a entrevista dele esta fantástica, cheia de conteudo e é uma forma de o conhecermos melhor.
Obrigado Sankari por fazer fotos ótimas e nos inspirar.

Obrigado por ler este blog^^
Bom fim de semana.

---Entrevista com Sankari---

1- Há quanto tempo você coleciona cloth myth?

Comecei a colecionar em 2010, comprei meu primeiro cloth em Maio, apos constatar  que minha coleção de die-casts não existia mais. (Meus pais jogaram fora). Aí bateu a nostalgia, fui procurar os antigos die-casts para comprar - ainda não sabia da existência da linha cloth myth. Encontrei a imagem do sorento de sirene, em formato cloth myth, e foi paixão a primeira vista.

2- Qual foi seu primeiro cloth myth?

Meu primeiro cloth myth foi o Sorento de Sirene, general marina de Poseidon. Foi um processo lento, porque na época, eu achava o valor muito exacerbado , para um colacionável. Não estagiava ainda, e tinha acabado de voltar de viagem. Comprei com um vendedor aqui de Recife, o Huan, que se aposentou das vendas. Fui comprar o item em mãos, queria conhecer a linha. O objetivo na época, é que eu só compraria o Sorento e nada mais. Não deu certo.

3- O que você mais e menos gosta da linha cloth myth?

Como hoje em dia eu também estou além da moderação do fórum Cloth Myth Revolution, estou vendendo, importando etc. Acabo me deparando com um aspecto do colecionismo de cloth myth que não me agrada tanto, que é a obsessão e a ansiedade.

 Vejo muitas pessoas que recebem um cloth e já estão se preocupando com os próximos, não curtem, não tiram da caixa, não fotografam. Eu particularmente acho esse tipo de item não deveria causar ansiedade em ninguém. Muita gente acaba se descontrolando, comprando mais do que pode pagar. Já tive alguns clientes que se complicaram com suas obrigações com a família, e a vida social, por causa da coleção. Acho que em tudo na vida tem que haver equilíbrio. Eu sempre penso que minha coleção não deve controlar minha vida, nem me definir.

4 – Quantos itens você tem atualmente?

Já tive mais itens que atualmente, mas decidi me desfazer de alguns que eu não achava tão bem feitos. Sei que a nostalgia da linha dos cavaleiros de bronze v1 é forte, mas eu acho a escultura dos rostos , de maneira geral, na linha V1 - bem pobres. Também me desfiz dos cloths da saga de Hades , e os cavaleiros de Ouro 1.0 e seus respectivos bustos. Já que decidi priorizar o lançamento da versão renovada dos cavaleiros de ouro - a linha EX. 
Atualmente tenho cerca de 30 itens. Não é a maior coleção do mundo, mas sou satisfeito com o que tenho.


5- O que espera para a sua coleção no futuro? Qual é a sua meta?

Minha meta é priorizar os personagens que mais evocam nostalgia, ou os que mais gosto,  Gosto muito da fase de Asgard, então minha meta prioritária, é os doze cavaleiros de ouro, os cavaleiros de bronze na versão EX, e talvez um dia a Atena com armadura divina, e o Shiryu e Hyoga em formato Crown.

6- O que você acha das novas linhas EX e Crown?

Sou muito satisfeito com a linha EX, sou um grande entusiasta. No dia que saiu o anuncio da linha EX, eu tinha acabado de receber meu ultimo dourado, o Afrodite de Peixes. Coloquei todos pra vender , com seus respectivos bustos, já que fiquei muito impressionado com as novas proporções mais fidedignas dos EX. Achei que foi uma atualização que os Cavaleiros de Ouro estavam precisando. Os bustos não resolviam os problemas das proporções.
A linha EX vem com diversos extras, tem a mobilidade infinitamente superior a linha tradicional, e no caso dos cavaleiros de bronze, vem com duas versões das armaduras etc. Vi muita gente criticando a linha EX, mas é uma questão de gosto. Não é porque existe a linha Cloth Myth que eu vou falar que os Die Cast não tem valor.

Da linha Crown eu deixei o Poseidon passar por opção. Achei que ficou bonito, mas como eu já gosto muito do Poseidon Royal Ornament Edition , que é a versão de luxo do Poseidon Cloth Myth, ao lado dos seus generais marinas, por enquanto eu só tenho o Seiya de Sagitário. Quando lançarem o Hyoga Crown e o Shiryu, dependendo do resultado, acho que também vou querer. Um fator limitante para mim, que determina o ritmo da coleção, é a questão de espaço. A linha Crown realmente é imponente, e se destaca bastante.

7 – E a linha clássica?

A linha classica, ao meu ver, ainda tem um futuro prospero. Até hoje os cloths mais bonitos para mim, são os de Asgard e os Generais Marinas. São grupos muito bonitos e bem feitos. Nunca me canso de olhar para o Alberich, o Fenrir, o Siegfried, o Sorento etc. Saíram personagens muito bem feitos da linha cloth myth recentemente, como as Saints femininas, a Shaina, a Marin, a Thetis. O Valentine também ficou muito bem feito. 
Gosto da maneira que a Bandai está lidando com as diversas linhas, dá mais opções ao colecionador.
O que tenho a criticar da Bandai é que ela obviamente não está produzindo quantidade o suficiente para a demanda do mercado, então os cloths estão ficando impossíveis. Além de demorar séculos para relançar personagens importantes. Eu , mesmo como vendedor, sempre digo aos meus clientes que vale mais a pena esperar um relançamento, que pagar valores exorbitantes em cloths como o Saga EX ou a Saori.

8- Deixe uma mensagem para os visitantes do blog.

Queria agradecer pelo convite, fiquei feliz em saber que você admirava a minha coleção no forum. Normalmente , como moderador, a gente tem que ficar vistoriando as regras do forum, e alguns usuários acabam achando que a gente é meio carrasco. Como vendedor a gente acaba ficando com fama de mercenário, sempre tem aquele usuário pra pedir frete grátis, desconto, parcelar em 50x sem juros etc. Sempre fico feliz quando aparece alguém que reconhece o esforço e a boa vontade. Gosto muito da comunidade de colecionadores, e fiz vários amigos através do Hobby. No meu caso eu até coleciono itens de outras séries, não só Saint Seiya, mas uma mensagem que eu queria deixar é que é sempre bom repensar os nossos hábitos de consumo, para não deixar passar outras coisas importantes na vida, nem sacrificar nossa saúde e energia com a ansiedade, angustia. Tentem sempre focar no aspecto positivo da coleção, e da série - mas tentem não se tornarem escravos dos objetos que vocês possuem. 


Ficha Técnica: Nome: Caio (Sankari , no forum)
Idade 25
Cidade: Recife
E-mail para contatos de vendas: sankarikullervo@gmail.com





 

Um comentário:

  1. Sankari é uma gentileza de pessoa!
    Converso com ele por email, e já fiz a compra de uma pancada de coisas... Shun, Shaka, Ikki, Afrodite, PB's vol 1,2 e 3. Ele é muito honesto e educado.
    Acho até que o cara que ele disse que passou por dificuldades deve ter sido eu... hauhauahua tô de brinks! XD
    Boa entrevista Marcão!

    ResponderExcluir