segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dicas de Prevenção: Umidade e Mofo nas caixas!

Hoje vou falar de algo que assusta muitos colecionadores, tanto aqueles que deixam suas coleções expostas quanto aqueles que a deixam guardadas, a umidade e o mofo, isso mesmo, porque não é só o sol que pode colocar a coleção em risco.
O Brasil é um país de extremos mas uma coisa é fato é um país úmido, seja as neblinas do sul ou o calor em excesso do norte tudo gera umidade e mofo.
Se você não tem um lugar bem arejado para deixar as caixas é bem capaz que elas irão mofar por isso é essencial as vezes abrir as portas do lugar que você as deixa num dia de sol e deixar o vento entrar, como por exemplo os pais fazem com os guarda roupas em dia ensolarados, essa ventilação é essencial para tirar qualquer vestígio de umidade ou mofo.
Uma outra dica é de tempos em tempos pegar uma flanela e limpar todas as caixas, veja bem, uma flanela seca, nada de passar produtos porque ai poderá estar contribuindo para o mofo. Eu geralmente de 6 em 6 meses faço isso, compro uma flanela nova e limpo por fora, por dentro e os blister de todas as caixas, caso você não queira comprar uma flanela use um espanador de pó.
Se você não deixa as caixas em um móvel fechado a preocupação é bem maior, com a poeira diária, umidade do ar e dependendo de onde você as deixa a tendência de estragar as caixas é bem maior, infelizmente o tempo é o pior inimigo de uma coleção e eu já vi vários colecionadores optando por deixar seus coleções guardadas para evitar qualquer tipo de deterioração porque até mesmo as caixas sozinhas podem ser vendidas num futuro.
Caso você se enquadre nesse último item o ideal seria colocar saquinhos de silica (aqueles saquinhos cheio de bolinhas que vem em caixas de tênis, remédios, etc, etc) eles vem dentro de vários itens justamente porque são conhecidos como potentes puxadores de umidade, pode ver que dificilmente você pega uma cápsula de remédio úmida, hoje em dia é super normal você achar esses saquinhos até em caixas de tênis, eu comprei um conjunto de panelas para casa que veio com esse saquinho também.
Se você não sabe onde comprar (eu mesmo não sei) pode procurar no google uma loja confiável ou então ir pra uma opção melhor, vá até o mercado mais próximo e compre aquelas embalagens anti mofo, que são um potinho sabe, alguns vem até com fragrância mas fique de olho todo dia porque elas enchem de água, o pó que tem dentro é bem potente mas, ao contrário do saco de silica, esses anti mofo você deve trocar assim que ele encher de água se não o efeito será reverso.
As fotos que vou postar são do meu amigo e também colecionador Edson, algumas caixas dele sofreram com esse processo de umidade/mofo e permitiu criar esse tópico usando as imagens da coleção dele.

Obrigado por ler este blog^^






Nenhum comentário:

Postar um comentário