segunda-feira, 13 de junho de 2016

Bonecos Os Cavaleiros do Zodíaco e sua evolução!

Hoje falaremos de alguns itens envolvendo Saint Seiya através dos anos.
Deixo de fora aqui vários outros itens que já vi por ai mas que não conheço a linha e nem sei se elas continuaram então irei me ater aos die cast, cloth  myth, cloth myth ex, cloth myth ex sog e d.d.panoramation, sim vou falar desta tão polêmica e ridícula linha.
Na década de 1990 o mais legal do mundo era ter um die cast dos cavaleiros do zodíaco, a possibilidade de ter nossos personagens preferidos era perfeito, ter a armadura, poder brincar com os amigos, discutir que item casa um tinha, quando tinha ganhado era show de bola.
Os die casts contavam com peças em metal e plástico, vemos que a Bandai mantem isso nos itens até hoje, a possibilidade de montar a armadura no boneco era bem legal e não víamos muita deteorização das peças tão rapidamente e olha que era comum ver uma rodinha de amigos no meio da rua brincando com os itens. Aqui já tínhamos a possibilidade de montar os objects mas confesso que algo faltava, eu, por exemplo, usava as capas do Batman que era de tecido em alguns cavaleiros de ouro que eu tinha para ficarem mais parecidos com o anime.
Os anos passaram algumas crianças nunca deixaram a paixão passar, se tornaram colecionadores, para outros a paixão ficou em stand by e só veio ressurgir quando anime teve seu retorno na tv fechada e viu um cloth myth pela primeira vez, eu fui um desses.
A possibilidade aqui era muito maior que os die cast, as armaduras não eram mais simplesmente pressas por buracos na frente dos braços e pernas como no passado e sim encaixadas no "corpo" todo, como realmente é no anime, o cabelo também evoluiu bastante e os rostos, lá no lançamento do Seiya v2, eram perfeitos em comparação ao die cast, várias poses podiam ser feitas e ai vemos que não era mais questão de brincar e sim montar e deixar lá só para ser admirado.
Os anos foram passando e mesmo com a evolução da própria linha cloth myth, o que não aconteceu no caso dos die casts porque eles começaram e terminaram daquele jeito, a Bandai resolveu apresentar uma nova evolução de bonecos, a linha cloth myth exclamation, ou EX, como conhecemos popularmente.
Essa linha foi o ápice dos bonecos, vários rostos, um corpo maior, peças melhor desenhadas, poses muito mais legais que a sua linha antecessora e ai começou algo ruim, vejo que é a parte ruim da linha EX, os preços, por causa dos novos colecionadores e a chance da Bandai aumentar ainda mais seu mercado com o advento das redes sociais e uma maior propagação tanto do anime quanto dos cloths os preços começaram a aumentar e hoje os antigos preços que raridade era um item de R$ 240,00 hoje giram em torno de R$ 800,00, e 240,00 nem um item novo chega a esse preço, ou seja, a evolução trouxe também coisas ruins e o povo reclama cada vez mais qualidade mesmo sabendo que isso abre precedentes para a Bandai aumentar ainda mais o preço e justamente pensando nisto a Bandai nos trouxe a cloth myth exclamation soul of gold, um anime filler feito para vender bonecos premium e isso está indo de vento e poupa, itens ainda caros no Japão, encalhados no Brasil mas sem abaixarem de preço e muito colecionador sofrendo de ansiedade querendo saber se pegará tudo, porém, o esforço até que vale a pena porque a linha sog é a evolução da ex, ou seja, algo realmente para colecionadores, algo para se admirar.
Então entramos no ano comemorativo dos 30 anos de Saint Seiya e a Bandai diz que iria vim com algo novo, totalmente melhorado e que iria conquistar muitos novos colecionadores e apresenta a linha D.D.Panoramation, no começou surgiu a dúvida se seriam itens ex ou 1.0 mas aprimorados pelos cenários e efeitos que acompanham os itens mas ai começou a derrocada desta linha.
Itens com 10 cms, menores que os antigos die casts, mas isso não era um problema, para quem não tem espaço até que valeria a pena e muitos colecionadores, inclusive eu, pensaram em ter os 12 dourados com as suas casas, sem dúvida uma ótima coleção paralela mas ai a Bandai soltou o valor, e os dois primeiros itens finalizados.....frustação e revolta pura.
Até hoje eu só vi um colecionador dizendo que gostou dessa linha, talvez seja porque há boatos que ele ganha os itens da própria Bandai, mas seja como for é um retrocesso só esta linha.
Deixe de fora linhas como o Crown, Lost Canvas, LOS e ômega porque eles não foram pra frente, logo falo deles num tópico a parte .
E você teve ou tem as três linhas? Acompanhou toda essa evolução ou  começou com a EX?
Fonte da foto: na própria foto

Obrigado por ler este blog^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário