segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Bandai vs Pirataria: Mais um episódio!

Neste fim de semana saíram notícias de que a Bandai venceu uma ação na Justiça da China cotra a CS Model (que era speed model e agora já se chama Aurora Model  ) e de que quase 4.000 itens já havia sido apreendidos.
Li alguns sites e colecionadores radiciais comemorando este fato mas vi muito mais pessoas tanto no Brasil quanto fora metendo o pau na Bandai e eu sou um desses.
Já expliquei anteriormente a minha opinião sobre essas empresas paralelas e em resumo é: se tivessem itens originais em boa quantidade como era no passado não haveria nenhuma necessidade de piratas mas como a Bandai mudou sua política e lança tudo em pouca tiragem, preços altos apoiando empresas que superfaturam os itens a pirataria é sim aceitável....mesmo não sendo a saída boa já que todos sabemos que pirataria é crime.
Fato é que a culpa dessa expansão das empresas paralelas é culpa única e exclusiva da Bandai, não é do colecionador que compra, e isso não é só coisa de brasileiro, o mundo todo que tem mercado de cloth myth as empresas paralelas estão fazendo sucesso. Digo isso porque algumas pessoas adoram menosprezar os brasileiros falando que só nós compramos coisas piratas mas estão enganados.
A Bandai começou lançando itens de forma limitada e os preços simplesmente super inflacionavam , isso ainda na época auge dos 1.0  como foi o caso do lançamento do Sho e os Packs Negros, depois com a entrada da era EX isso só piorou porque a empresa começou a fazer política ridícula de corte, você tinha seu fornecedor lá fora e encomendava uma certa quantidade de itens ai no lançamento a Bandai simplesmente diminuía a compra dele para metade, ou até menos, então quem já estava garantido ok quem não estava tinha que procurar outra pessoa ou site para comprar seu item e ai o valor já estava lá em cima, ou seja, de 2011 para cá isso só aumentou, só vermos como a PiziiToys faz em sua política de repasse para os lojistas que são obrigados a vender por preço y mesmo tendo comprado com eles por preço x e sabemos que a empresa já tinha colocado ai nesse valor x o lucro dela, ou seja, um item com lançamento normal poderia muito bem ser vendido por R$ 200,00 é repassado para os lojistas por R$ 260,00 e o comprado final paga R$ 399,00 pra cima dependendo da loja que ele comprar.
Sem contar os itens que poderiam muito bem ser relançados já que ela tem estoque (vide Saga EX, Bandai lançou versão LOS dele provando isso) ai não relança e um item que inicialmente custou no Brasil R$ 150,00 é vendido hoje por R$ 1.200,00 ou mais, e isso acontece com os colecionadores do México e da Espanha, eu sei porque eu participo de fóruns desses países.
Então alguém lá na China resolveu combater essa injustiça e criou uma empresa, ou no caso, várias empresas, que mesmo a Bandai tendo o monopólio não demonstra estar nem ai para os colecionadores, começou como pirataria mas na altura do campeonato pouco importa, porque pela primeira vez surgiram empresas que podem cobrir a lacuna da Bandai e fazer o mesmo trabalho, ou até melhor como é o caso dos SOGs da GTToys que vem com melhorias que a Bandai não tem e ai agora a Bandai resolve agir para impedir essas empresas a continuarem a "ajudar" os colecionadores coisa que a Bandai não faz.
Ficamos num impasse em se manter fiel a Bandai pagando valores por itens já lançados que sabemos que não valem ou então aderir a onda de empresas boas paralelas.
Eu nunca tinha imaginado ter um item paralelo, sempre achei que tínhamos sim que prestigiar a Bandai numa forma de incentivá-la a investir em novos lançamentos mas durante esses 11 anos de coleção, muitos protótipos mostrados e não feitos, nossa enquete para decidirmos um cavaleiro de prata que nunca foi atendida (o Myu dos mexicanos foi feito) comecei a ver que a Bandai não merece toda essa consideração não e resolvi por pegar os itens que me faltavam das empresas paralelas e não da Bandai e olha, com as ressalvas que fiz sobre os itens que já tenho não me arrependo nem um pouco, sei que isso me torna indiretamente criminoso mas e dai.....melhor ser um pirateiro e pagar R$ 180,00 num Pégaso Negro da King Toys (atual Aurora Model) e R$ 200,00 n um Andrômeda Negro da CS Model (atual Aurora Model) do que pagar R$ 1.900,00 num Pack Negro 1 da Bandai.
Agora se a crise não te afetou ou você é rico então filho continue na Bandai porque se eu estivesse no seu corpo também faria isso.
A Bandai acabar com a pirataria só depende dela e não digo por meio de processos na Justiça e sim rever sua política de lançamento, relançamento e preços.

E você o que acha sobre isso? Acha que a Bandai está certa? Sua coleção é 100% original?

Obrigado por ler este blog^^



5 comentários:

  1. Sempre fui louco pela linha Cloth Myth, mas fui adiando a coleção até há alguns meses atrás... De maio pra cá já comprei 06 cloth myth: Rhadamanthys 1.0, Camus 1.0 (customizei ele com a cabeça do Camus Sapuris 1.0), Saga OCE Metal Club, Milo LCM, MDM Galactic Nebula e o mais novo, Aiolia da Metal Club.

    Como dá pra ver, seria impossível ter adquirido 06 figuras em tão pouco tempo com os preços da BANDAI sem uma pequena fortuna.

    Pra mim a coleção tem uma apego muito mais emocional do que financeiro, e não sou tão perfeccionista assim a ponto de fazer questão da BANDAI. Infelizmente preciso ser realista, e pagar 500+ reais por cada figura é surreal pra mim. Todas as figuras que adquiri são lindas, e não me deixam na mão em nenhum ponto.

    Concordo, ainda, quanto a questão de a BANDAI se negar a ajudar o colecionador. Eles tem que entender que o produto deles é sonho de consumo global, e não apenas no Japão. E tenho quase certeza de que no Japão ninguém precisa recorrer à pirataria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso exatamente como você.
      No Japão o povo também compra pirata amigo porque o mesmo item que está raro aqui também está lá, ou até mais ainda, por exemplo, em algumas lojas aqui achamos o Misty Espectro por um preço "bom", igual a June de Camaleão, já no Japão estes itens são raros e caros as vezes pro povo de la compensa até comprar em site brasileiro já que esses dois itens por aqui sofreram certo encalhe e enviar pro Japão.
      Fato é que a culpa pela pirataria não é nossa e sim da Bandai hehe.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara que interessante, eu tenho visto produtos da Aurora Model no ali express e não sabia que se tratava da speed, fiquei travado de comprar pensando que era marca nova. Mas vamos ao ponto, comprei um SHAKA SOG da GT e fiquei maravilhando, excluindo alguns pequenos problemas de pintura (que não foge muito do que também vejo eventualmente na Bandai) a figura é perfeita, LINDA ! Eu comprei um Shura Renegado EX recentemente (sou um colecionador novo) e paguei R$ 280,00 para a porra da figura vir com o cinturão que não prende. Ele literalmente cai em qualquer movimento, eu já estou pensando em comprar toda a linha SOG da GT ! O Milo GT tá inflacionado com os chineses também, estou achando apenas por R$ 600,00, é bom esperar que eles também não entrem nessa política de abuso com o consumidor... Sobre a questão ética de "comprar" pirataria, acredito que a Bandai não tem "todo esse direito", se ela não presta o serviço e nos oferece o que QUEREMOS PAGAR, vamos buscar quem o faça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meu amigo, Bandai zoa sempre e não é de hoje e é ainda por cima considerada ótima no que faz. Há uns anos atrás um colega comprou uma Pandora e quanto abriu ela estava vesga, eu já comprei alguns itens com a cintura mole, então é assim você paga uma nota por algo original e vem com problemas que as piratas hoje em dia não apresentam.
      Tenho um amigo no rio que esta pegando tudo de SOG da GT também e olha pelas fotos que ele posta são demais e tem certas melhorias em comparação com os da Bandai.
      Bandai tinha que rever toda sua política de lançamento e relançamento e pensar também nos colecionadores de outros lugares e não só do Japão.
      Obrigado pela visita e o comentário

      Excluir