segunda-feira, 13 de julho de 2020

Série Colecionadores Tóxicos: Preço Justo!

Vamos seguir falando de colecionadores tóxicos? O assunto da semana é sobre preços, algo bem polêmico.
É sabido que cada qual dá seu preço, isso é algo unânime, porém, quando temos uma certa noção dos valores essa questão começa a cair por terra, porque de um lado temos aqueles colecionadores que acham que seu item vale mais do que o do outro e é totalmente sem educação dizendo que compra quem quer, que colecionismo não é para pobres(sim já lemos isso nos grupos do facebook), etc etc, mas as coisas não são bem assim porque, por outro lado, sabemos que os itens tem um certo valor base e alguns itens não chegam a ficarem raros e outros ainda não são nem exclusivos mas vemos facilmente pessoas querendo vender, por exemplo, um Sagitário Fake por R$ 1.000,00, ou um Shiryu v2 EX por R$ 1.500,00, algo totalmente sem noção e ai quando você (na verdade outros porque eu nem perco tempo com esse tipo de colecionador) vemos uma chuva de palavras baixas.
Veja bem, um item pode até sim se valorizar depois de um tempo, mas essa valorização não é tão astronômica assim, estou falando de item usado e que não foi lançado em eventos exclusivos.
Se o item foi usado ele não sofre variação de dólar, você pode até concordar mas em um grupo de whatsapp já vi um fulano defendendo que itens usados aumentam sim por causa do dólar, algo totalmente estúpido. O item ainda vai desvalorizando se tem qualquer tipo de detalhe, desde a caixa, passando por blisteres até as peças em si.
Um item que tem qualquer tipo de detalhe perde valor, e hoje vemos pessoas (porque não as considero colecionadores) vendendo o item como se lacrado fosse.....não é.
E aí vemos novos colecionadores sem experiência nenhuma no meio mas que quer muito a figura de seu personagem preferido comprando e depois o próprio vendedor taxando de trouxa o comprador porque geralmente falam " e dai que o valor é esse, quem quiser que compre" ou seja " eu sei que esse valor não é honesto, mas tem trouxa pra tudo".
De uma coleção com mais de 15 anos de existência são poucos itens que estão realmente raros então fique muito experto quando você vê um item taxado de alto com valores exorbitante, pesquise, não compre de primeira.
Do mesmo jeito que existem esses colecionadores/vendedores/scalpers desonestos existe muito colecionador honesto, que está vendendo porque ou desistiu ou está em alguma necessidade e não explora o outro. Exemplo pessoal:
1 - Quando foi lançado o pack dos cavaleiros negros eu estava começando a usar os fóruns que eram fortes no Brasil então não confiava muito nos vendedores e deixei passar. No mesmo ano eu consegui o pack 2 por um valor correto mas o pack 1 subiu drasticamente ai na época eu resolvi deixar de lado e pegar os demais lançamentos, acontece que depois ele subiu mais ainda tendo gente vendendo esse pack por R$ 2.000,00, isso mesmo, até hoje só achamos esse item por mais de R$ 1.500,00, vale a pena? NÃO! Então eu resolvi esperar, e esperei, esperei, esperei e os anos passaram até que em 2017 (6 anos após o lançamento) um colecionador estava vendendo o dele por R$ 750,00, então comprei. Óbvio que estava mais alto do que quando ele foi lançado mas esse pack é um item limitado e raro, mas veja bem ser limitado e estar raro não significa que você deva pagar 5, 6, ou 7x mais caro que o item estava quando foi lançado. 
2 - Aconteceu a mesma coisa comigo com o Sho do Céu.
3 - Em 2016 eu tive que vender meus v4 10 aniversário porque estava passando uma certa dificuldade financeira então resolvi que eles seriam vendidos, então peguei o valor que eu paguei (sim eu tenho uma lista com tudo anotado) e coloquei R$ 150,00 a mais e vendi. Atualmente as coisas estão um pouco melhores e eu resolvi recomprá-los mas....os valores estão totalmente ridículos, então eu os anotei na minha lista de compras futuras e deixei lá até que há umas 3 semanas apareceu um colecionador vendendo o Shiryu v4 10a por R$ 450,00 então eu comprei. Veja, ele foi lançado numa base de R$ 300-350 então era o valor exato mas, se procurarmos esse item por ai tem gente pedindo R$ 800,00, ou seja, 2x mais e não vale a pena. Vale a pena esperar.
Não cai nas mãos de pessoas que acham que seu item vale mais do que realmente vale, porque por mais que você seja o milionário o seu dinheiro merece respeito. Fica esperto.
Fone da foto: Foi uma iniciativa do colecionador Zerox (Renato) que faz parte do grupo pioneiro no colecionismo de cloth myth no Brasil. Nós que somos da antiga não estamos nada felizes com esses scalpers da atualidade.

Obrigado por ler este blog^^
Use máscara, passe álcool em gel, se cuide, se ame.






Um comentário:

  1. O mais louco de tudo é que eu pensei que na pandemia ia chover anúncios de venda, quando na real as pessoas pararam de vender e apareceu uma chuva de novos colecionadores (no meio de uma pandemia global....ok então).

    90% dos anúncios ativos hj são Scalpers oportunistas. Ou gente se baseando nos preços dos scalpers. Existe um limiar entre especular e lucrar e ENGANAR as pessoas, pra mim é o que está havendo.

    Figuras cheias de detalhes sendo vendidas à preço de hot toys. Enquanto isso vendi um appendix do Radamanthys por 50 reais HUAHUEHUAHUEHHA (tinha detalhes pequenos e vendi sem a cabeça sem elmo).

    Pra mim a Coleção está completamente interditada, pois além de estarmos em crise e a Coleção ser secundária, me recuso pagar caro numa figura dessas.

    Falando em vender, se decidir vender o Kagaho lembra de mim hein S2 Huahuehha Abração!

    PS: Poxa,vc saiu do grupo de Whats do Fórum? Tenho participado bastante e nem deu pra gente trocar uma ideia.

    ResponderExcluir