segunda-feira, 6 de julho de 2020

Série Colecionadores Tóxicos: Eu tenho, você não tem!

Hoje iremos começar a fazer algumas postagens sobre um tema que está, infelizmente, ganhando cada vez mais espaço dentro do colecionismo que são os colecionadores tóxicos.
Sim, infelizmente a comunidade de colecionadores que era tão legal e unida na medida do possível está ficando cada vez pior. Mas isso tem explicação?
Bom, para isso temos que fazer uma breve retrospectiva do mercado de colecionismo no Brasil.
Antigamente tirando algumas lojas especializadas pelo Brasil, quase não havia acesso a itens de coleção até mesmo porque poucas pessoas sabiam importar sozinhos, ou as crianças foram crescendo e se esquecendo um pouco dos animes que curtiam, os mangás passaram por uma fase de decaída no Brasil ai a paixão foi ficando esquecida.
Quando a Cartoon Network começou a investir em alguns animes, em especial Os Cavaleiros do Zodíaco que estava ganhando a tão esperada Saga de Hades, as coisas começaram a se expandir novamente e uniu que agora as crianças do passado que precisavam da grana dos pais para comprar seus itens estavam adultas e podiam comprar por elas mesmas.
Ai começou a febre de fóruns onde conversávamos com gente do Brasil todo e todos os caras queriam tirar fotos, conversar e fazer amizade, surgiram até alguns encontros que foram impulsionados pelos saudosos eventos de anime com qualidade.
Depois o Orkut surgiu e os grupos começaram a se expandir mas ai começaram os problemas, com a expansão do colecionismo começaram a aparecer muitos golpistas. Colecionadores recebendo pedras ou batatas dentro das caixas, recebendo itens incompletos mas a comunidade reagiu e o pessoal começou a se unir para parar essas coisas, criamos listas de referências e de vendedores honestos.
Ai a coisa ficou chata, mas tão chata que hoje em dia o círculo de amigos que valem a pena trocar ideia sobre coleção ficou ainda mais restrito do que anos atrás quando só haviam fóruns.
O faccebook surgiu e a coisa ficou bem maior mas com isso a coisa também piorou. Se antes tínhamos golpistas que vendiam gato por lebre hoje temos os scalpers que querem vender itens por valores ridículos, e temos também aqueles que pagam isso sem refletir e usam desculpas mais ridículas ainda do tipo "eu tenho grana e daí".
Temos colecionadores super novos que se acham os experts em coleção, ou cloth myth para ser mais exato, que é extremamente cansativo conversar com eles, porque afinal eles não são colecionadores de verdade, são apenas compradores de itens. Temos ainda aqueles que até tem uma situação mais abastada e compram "centenas" de itens por vez e ficam postando fotos se mostrando, como se o colecionador que compra um item a cada seis meses fosse "lixo" e ele o "fodão" (coitado nem sabe que é o contrário).
Temos também aqueles que desprezam o colecionadores que tem algum item pirata, temos aqueles que não sabem falar da peça em si e ficam apenas no "meu item é igual o seu mas é melhor porque eu paguei mais caro", e por ai vai.
O que vemos hoje em vários grupos de whatsapp e do facebook são colecionadores chatos e aquela paixão em se colecionar ficando cada vez mais eclipsada por causa desses seres.
Eu já sai de vários grupos do whats, alguns até que eu era administrador, justamente por causa desse tipo de colecionador.
Não seja colecionador tóxico, eu nem vou perguntar se você conhece um porque certamente conhece.
Fonte da foto: Na foto.

Obrigado por ler este blog^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário