segunda-feira, 22 de julho de 2019

Análise: Os Cavaleiros do Zodíaco Netflix! (com pequenos spoilers cuidado)

Hoje nós iremos comentar sobre um assunto que esteve em alta em todo o meio dos fãs de Saint Seiya desde o dia 19, a adaptação do anime pela Netflix.
Sabe eu li tanta besteira desde quando anunciariam que Shun fez cirurgia e virou uma mulher trans que eu já estava cansado e incrível ver como pessoas que xingaram e choraram mudaram de opinião....outros não mas o fato é que desde quando a Toei anunciou essas mudanças eu já abri a minha mente, igualmente fiz na época do LOS.
Primeiro, esse anime é feito para o povo americano e ocidental, o povo da Toei deixou isso bem claro, ele não foi feito como o clássico para o povo alvo oriental.
Segundo, esse anime é feito para o público novo (igual aconteceu com She-ra e outros tantos reboots atuais), ou seja, é pra um pessoal que nunca teve contato com o anime nem o mangá e não pra nós velhos, principalmente pra o velho que ficou preso na década de 1990 com o anime clássico. Esse povinho reclama de tudo desde a época do Prólogo do Céu.
Pra que ficar preso em uma regravação de um anime antigo sendo que é um universo que pode ser explorado de tantas, mas tantas formas? Essa refilmagem do clássico NUNCA VAI ACONTECER, então cara para de ser chato e acompanha o fluxo.
Lendo algumas críticas desta versão eu lembrei muito da época do lançamento do Ômega onde adolescentes estavam adorando enquanto os velhos estavam odiando, engraçado como as pessoas gostam de ficar engessadas.
Entendo todo o mito que tem por trás do clássico afinal eu faço parte desta época e gostaria de ver vários episódios que a animação era péssima com o estilo gráfico de hoje mas cara isso não vai rolar então eu prefiro perder meu tempo elogiando algo novo do que criticando afinal podíamos simplesmente não ter nada e ver Saint Seiya morto como várias obras daquela época mas não, Saint Seiya tem resistido a todos esses anos e cada vez tendo mais e mais fãs, isso inclui os mais novos ou seja, Saint Seiya não é um quadradinho fechado.
Vamos lá ao anime em si.
Eu adorei a música de abertura em inglês, isso prova ainda mais o alcance que a série quer ter, sim seria nostálgico ter a versão em português mas é tão lindo ver a abertura agora em outra lingua além do português, francês, espanhol e óbvio japonês, incrível que pareça vi uns fãs da Espanha reclamando até disso.
A abertura está linda e o final onde aparece o Mestre Ares e os Cavaleiros de Ouro foi demais, a animação está impecável e eu já previ que iria gostar muito.
Achei bem moderno as armaduras virarem pingentes, por mais que eu ame Pandora Box sempre achei muito estranho eles andando pra cima e pra baixo com aquelas caixas enormes nas costas então esse novo fato (nem estou levando em conta o LOS) é bem interessante e acho que conecta bem os jovens que gostam de usar colares.
Um ponto negativo que eu achei é a falta de sangue, o sangue em si só aparece mesmo na parte da Esmeralda mas aqui entra o debate que é feito pro povo mais novo e hoje em dia que está tudo tão chato e "politicamente correto" então porque nas outas lutas não rolar muito sangue.
Outro ponto negativo que eu achei foi a dublagem da Shun, não é desmerecendo a dubladora mas eu não curto essa voz desde a época do Naruto( uma das razões de eu ter visto só legendado) poderiam bem ter deixado o dublador original já que a voz do Shun era bem suave.
Ainda falando sobre Shun eu quase nem percebi que agora ela é menina uma vez que nas cenas de flashback ela aparece com as roupas do Shun, ou seja, não vestido e tal, e que toda a recordação é bem similar ao anime, como ele sempre foi taxado de "gay" nem liguei até mesmo porque sabemos que alguns gays afeminados não se sentem homens e preferem fazer a mudança.
Outro ponto que achei estranho mas não a ponto de odiar foi os Cavaleiros Negros e o futuro do Cassius.
Mas só isso, de todo o resto eu adorei, a dublagem em português está perfeita e manteve os nomes que conhecemos já que a dublagem americana está ridícula com os nomes todos trocados, ficou bem zuado, por exemplo a Seika se chamar Patrícia, ou Saori Sienna.
As lutas são rápidas (espero que as lutas do Shiryu também sejam porque no clássico são chatas pra c...) então tudo se resolve rápido sem ficar gastante vários episódios numa coisa só. Já li gente reclamando disso mas eu adorei.
As constelações que são uma parte do anime que eu simplesmente amo estão muito bem desenhadas e os golpes bem feitos e com dinâmica.
A aparência dos personagens pra mim também ficou ótima, parece real mesmo, o 3d deu muito certo neste anime.
A questão da Marin ter máscara e a Shina não pra mim foi indiferente até mesmo porque eu achava zuado as mulheres não poderem mostrar o rosto enquanto a Atena podia.
Armadura de ouro de Leão e de Sagitário estão lindas, parece cloth myth.
Adorei muito a mixagem entre anime, mangá e coisas modernas, acho que deu um up jovem no anime e também a oportunidade vermos coisas interessantes que no anime não víamos já que eram do mangá e vice versa.
Uma pena termos só 6 episódios porque no último fiquei doido com a aparição do Misty já que ele é meu cavaleiro de prata favorito, espero que a Netflix libere os outros 6 logo e que venham mais temporadas logo.
Finalmente, minha nota desta versão renovadora é 8/10.
E você? Assistiu tudo? Gostou? Faz parte dos velhos reclamões, dos velhos moderninhos ou dos jovens?

Obrigado por ler este blog^^












Nenhum comentário:

Postar um comentário