segunda-feira, 7 de maio de 2018

É cada tipo de colecionador: Os paralelos!

Colecionar é uma coisa tão legal e assim como tudo na vida no grande grupo do colecionismo há os semi grupos, ou seja,várias panelinhas dentro da panela maior.
Isso é saudável desde quando todos se respeitem mutualmente e não desprezem as coleções dos outros porque cada coleção é única e é triste ver gente falando 'ah mas a sua coleção não é completa" ou "ah você tem itens piratas" e dai....quem pagou por isso? O que deveria imperar é a amizade e a troca de experiência, dicas de poses e exposição e etc.
Dentro dos semi grupos há aqueles que adoram um item paralelo, seja para deixar no meio da coleção original, seja para customizar ou ainda fazer uma coleção 100% paralela.
Esse último caso tem sido uma crescente por causa dos valores atuais dos itens originais mas por perceberem isso tanto algumas empresas paralelas quanto os scalpers começaram a aumentar os preços dos piratas e isso vale?....NÃO eu sempre te digo não pague pelo que não vale.
Se você não tem cartão internacional faça um mas não pague muito mais por um item, isso não é certo.
Voltando ao nosso assunto.....eu defendo sim os itens piratas e, em consequência, os colecionadores que curtem esses itens porque eu mesmo os tenho na minha coleção.
Tem itens que eu queria/quero que na época eles eram tão caros mais tão caros que eu nunca iria pagar (no caso do Sho que ainda me falta até parece que eu iria pagar num original mais de R$ 800,00 e pena que não tem pirata dele) então o que eu fazia pegava os itens piratas, as estátuas inicialmente e depois os cloths.
Mas ai comecei a ver que por mais que eu economizasse alguns itens começaram a me desapontar ai eu vi que não valia tanto a pena assim pegar um item pirata só pra fechar um grupo logo então resolvi, quando a situação melhorou, substituir os itens piratas que eu tinha por suas versões originais e desde então venho indicando isso e optei por duas coisas na minha coleção:
1 - Só pegar coisas que a Bandai não lançaria (como alguns estilos de Pandora Box, Plain, Personagens complementares)
2 - Pegar algo que eu realmente tenha certeza que não pegaria original (como é o casos dos V3 OCE EX que mesmo se a Bandai os lançar um dia eu não pegaria original pelo possível preço que viriam).
E te indico a mesma coisa, por mais tentador que seja pegar um item que queremos muito na versão pirata será que realmente vale a pena? Ou valeria a pena esperar um pouco mais pra ver se achamos algum colecionador querendo um valor honesto pelo item? Acaba sendo um pouco complicado porque do mesmo jeito que corremos o risco de o item pirata sumir do mercado também corremos o risco de o item original nunca aparecer num preço bom então é algo que se deve pensar particularmente, eu optei por esperar e não pegaria mais nenhum OCE EX Dourado pirata, o Mú OCE estou esperando até aparecer um com o preço bom.
Agora se você sabe que nunca iria querer o original mesmo que a qualidade seja melhor então vá firme, não importa se sua coleção tem item original ou pirata (acima de qualquer discussão filosófica sobre se é correto ou errado a pirataria) o que importa afinal é que a sua coleção esteja com a cara que você quer/deseja porque quem paga por ela é você e quem irá olhar todo dia para a coleção também é você, ou seja, só diz respeito a você, não diz respeito a mim nem ao hater do grupinho de facebook ou qualquer outra pessoal então vá firme e pegue um flanguinho que eles são legais hehehehe

P.S A figura não tem intenção de desrespeitar nenhuma nacionalidade, é apenas uma brincadeira então não se sinta ofendido e entre no clima da zuera.

Obrigado por ler este blog^^


Um comentário:

  1. Demorei a iniciar a coleção por causa dos preços, que na época que lançaram eu achava 150 reais caro.... ai ai...se eu soubesse que 5 anos depois estariam cobrando 500 ou mais em determinados personagens, eu teria feito um esforço pra comprar.

    Assim, o que elevou o cosmo no meu coração foi um anúncio na OLX que achei por acaso, do Milo de escorpião da LCM por 100 reais... não pensei duas vezes, entrei em contato com o cara e peguei a figura no mesmo dia...e aí começou a compulsão HAIUHEIUAHIUEHIAU No início só peguei figuras piratas, porque eu não conseguia nem imaginar pagar 350 reais num original, se o pirata estava cumprindo o objetivo, que era dar aquela nostalgia e me deixar admirando a figura feito cão em padaria... Obviamente, ao entrar no mundo do colecionismo de cabeça, vc começa a mudar seus conceitos de valor e sabemos que uma figura original é incomparavel (nem sempre) com sua versão pirata.

    Hoje minha coleção é composta em sua maioria por itens da Bandai, o que me dá um orgulhozinho, porém resolvi não me desfazer dos piratas, mantendo eles na coleção até hoje. E agora que estou no finzinho dos meus objetivos (falta uns 3 ou 4 itens no máximo pra realizar o sonho maior) não me arrependo de ter optado pelos pirataas na época de vacas magras ^^

    ResponderExcluir