segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crianças eternas?

Para muitos de fora quem coleciona alguma coisa é ainda infantil, criança, mas sabemos que não é bem assim.
Itens colecionáveis não são considerados brinquedos em vários países do mundo por causa da indicação de faixa etária e também pelos preços.
Se antes um simples bonequinho nos contentava hoje a história é outra, queremos é mais um item colecionável perfeito.
Se antes brincávamos até o brinquedo se estragar por inteiro hoje o deixamos guardado na caixa ou em redoma de vidro sem ninguém poder tocar.
Se antes usávamos tanto o brinquedo até ele perder a cor hoje usamos luvas para não passar suor nem nada que corra o risco de tirar a tinta do item.
Várias coisas mudaram, ontem éramos moleques e hoje somos homens, antes os pais tinham que nos dar os brinquedos hoje nós mesmos compramos e podemos ver o valor que tem os itens e o tanto que nossos pais nos esforçavam pra nos dar brinquedos que nem dávamos o valor.
Lembro até hoje no natal de 96 eu ganhei uma águia da segunda temporada (se não me engano) do Power Rangers, era um item Bandai e caro, porque antigamente tudo era mais caro que hoje se colocarmos na ponta do lápis, mas  eu nem dei o valor, brincava até ela ficar arranhada, a jogava do morro pra ela "voar" e depois quando mudei de casa dei. Isso mesmo dei, se fosse hoje ela ainda estaria na caixa ou já teria vendido por um preço bem maior do que comprei mas é uma consciência que eu tive só depois de voltar a colecionar em 2005 e comprar com minha própria grana.
O tempo passa e os jovens adultos que começaram a colecionar hoje estão se casando e com a alta dos preços muitos (inclusive eu) estão colecionando menos mas isso não é ruim e sim bom, bom porque agora já temos uma outra perspectiva de o que é colecionar, vemos que não precisamos sair comprando tudo ou várias versões de um mesmo personagem então podemos dizer que esta é a terceira fase de amadurecimento.
Crianças sempre somos o que muda é o brinquedo, é a forma de colecionar e de comprar.
E você passou por estas fases? Aprendeu a dar valor aos seus itens? Vai ensinar isso pro seu filho?
Partilhe conosco a sua experiência.
Fonte da foto: Zoeiros do Zodíaco

Obrigado por ler este blog^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário